RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES DO SÍNDICO

O síndico é uma figura chave no condomínio. Além das atribuições previstas em lei e na convenção condominial, atualmente o síndico tem que desempenhar o papel de um verdadeiro gestor. Assim como em uma empresa, o síndico deve dirigir pessoas, otimizar recursos, controlar entradas e saídas, comprar produtos, contratar prestadores de serviços, fiscalizar serviços e tomar decisões.

Ver Mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

MANUTENÇÃO QUE NÃO PODE FALTAR

Uma vez que o condomínio tem o Habite-se do Corpo de Bombeiros, significa que o projeto e equipamentos do condomínio atendem as normas de segurança. Cabe então realizar a manutenção adequada destes equipamentos para que os mesmos estejam em condições de uso em caso de um sinistro.

Ver Mais

LEI MUNICIPAL 2805/2008

SAIBA PORQUE ELA É TÃO IMPORTANTE

É de suma importância ao condomínio, vindo a ajudar significativamente os síndicos. Como foi citado anteriormente, a Lei Municipal nº 2805/2008 obriga os responsáveis das edificações a realizarem vistoria técnica periódica. Esta vistoria tem como objetivo promover a manutenção preventiva, conservação, valorização e segurança para os condôminos nos edifícios.

Ver Mais

HARMONIZAÇÃO ATRAVÉS DO PAISAGISMO

Em nossa região é possível encontrar grande variedade de plantas nativas com preços para todos os orçamentos. A paisagista Patricia Kose recomenda a Palmeira Butiá a Pimenta Rosa.

Em áreas amplas, incorporar bancos rústicos com madeira de demolição criam espaços aconchegantes, onde as pessoas possam relaxar desfrutando da paisagem. Para a Patricia, introduzir plantas frutíferas, mesmo em vasos, aproximam beija-flores, pássaros, borboletas bem como as pessoas, além de perfumar o local. Sua sugestão é Laranjeira, limoeiro, pintangueira, jabuticabeira, pé de acerola, pé de lichia, que se adaptam bem na praia.

Ver Mais

GÁS CENTRAL

VISTORIA ANUAL E NORMA DE SEGURANÇA

A manutenção preventiva deve ser realizada anualmente, verificando o funcionamento das mangueiras dos cilindros, as válvulas de segurança do coletor, a válvula de retenção e o estado de ferrugem e corrosão dos mesmos.

Ver Mais

NORMA N. 16.280 DA ABNT

ENTENDA SUA IMPORTÂNCIA PARA OS SÍNDICOS

No dia 18/04/2014, entrou em vigor a norma nº 16.280 da ABNT, que prevê que qualquer intervenção realizada em condomínio vertical, inclusive aquela executada dentro de unidade autônoma, deve ser previamente comunicada ao síndico, sendo apresentado um laudo assinado por um engenheiro ou arquiteto detalhando o que será realizado, juntamente com a respectiva ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Cabe ao síndico autorizar ou não a reforma.

Ver Mais